• Atendimento: (62) 3224-2596 / 99968-4962
  • E-mail: snipermilitaria@snipermilitaria.com.br
Olá . Já é cadastrado? Acesse sua conta

Carrinho

Equipamentos de Airsoft: faça seu checklist e fique pronto para a batalha!

O Airsoft é um esporte tático, que requer muita atenção, dedicação e planejamento. Por isso, mais do que ter uma boa equipe ou bons equipamentos de Airsoft, quem se aventura nessa modalidade esportiva deve saber que há uma série de passos a serem seguidos para entrar pronto para a batalha.

Pensando nisso, o artigo de hoje vai te indicar como se organizar e se preparar para uma partida de Airsoft, explicando a importância da preparação tática e física antes das partidas e apresentando uma checklist bem prática com todos os itens fundamentais que devem te acompanhar durante um jogo. Confira!

Preparação para o Airsoft
Antes de apresentarmos a nossa checklist, vamos falar um pouco de como se preparar para uma partida de Airsoft. Além dos equipamentos, os preparativos para o jogo devem incluir conhecimento das regras, planejamento tático, preparação física, psicológica e também burocrática.

Familiarização com as regras
O Airsoft é um esporte em que a honra é a regra destaque. Isso ocorre porque os disparos das armas utilizadas durante os jogos não deixam marcas, portanto, cabe ao próprio jogador comunicar a sua “morte”.

De acordo com o código de conduta do esporte, o jogador que não demonstra honra durante as partidas é considerado um highlander e passa a ser malvisto pelo restante da equipe, chegando até a ser excluído das partidas. Então, conheça bem as regras antes de se aventurar por esse esporte, que tem conquistado cada vez mais espaço.

Elaboração de táticas
Esse tipo de partida envolve um planejamento tático muito detalhado que vai variar de acordo com o tipo de missão estipulada em cada jogo e com o local de combate. Vale lembrar que cada partida pode ter um objetivo, como a conquista de bandeira ou território, eliminação da equipe oponente e por aí vai, e cada uma tem estratégias próprias.

Antes de iniciar uma partida, divida as funções da equipe (lembrando que o ideal é que o comandante seja o participante mais experiente do grupo), conheça bem o terreno e busque informações sobre a equipe adversária. Tente não deixar nenhum detalhe passar em branco, pois eles podem ser decisivos na hora da batalha.

Preparação física
Como em qualquer esporte, os jogadores de Airsoft precisam se preocupar com a alimentação. É de extrema importância que mantenham uma ingestão saudável de alimentos aliada à prática de atividades físicas que ajudem a ter energia e agilidade durante a partida.

Em relação à alimentação, é recomendado que, no período que antecede o jogo, evite-se ingerir gorduras, doces e álcool. No dia da partida, é interessante ingerir carboidratos complexos (batata-doce, arroz e pães integrais) e proteínas para fornecer energia de qualidade para o corpo.

Já para manter a forma física e evitar contusões e distensões durante a missão, procure praticar corridas e caminhadas e, se possível, trabalhe exercícios de força e alongamentos. Alguns equipamentos de Airsoft são bem pesados, e você vai precisar de muito condicionamento para carregá-los sem se machucar!

Preparação psicológica
Muitas vezes, uma partida de Airsoft pode ser longa e com enfrentamentos tensos. Por isso, procure relaxar nos dias anteriores ao combate. Lembre-se de que o esporte preza pela honestidade, empatia e ajuda mútua, então, tente trabalhar esses valores no seu dia a dia.

Documentação do armamento
Por fim, não se esqueça de regularizar a situação do seu armamento. Leia sobre a legislação do Airsoft no Brasil e veja se está tudo certo com a sua arma. Para isso, é fundamental escolher um site confiável na hora de comprar seus equipamentos. As armas desse esporte precisam ter a ponteira vermelha ou laranja e documentação específica para que sejam transportadas.

Checklist para equipamentos de Airsoft


Agora que você já sabe como se preparar para uma partida de Airsoft, abaixo, segue uma lista completa de tudo aquilo que você não pode esquecer antes de encarar a missão.

1. Armas
As armas são fundamentais no Airsoft. Depois de escolher aquela que mais combina com seu perfil e sua função no jogo, antes de cada dia de partida, você precisa testar se ela está funcionando corretamente, fazer a limpeza e armazená-la com cuidado, para que não aconteçam acidentes.

2. Munição
A escolha da munição deve ser feita de acordo com a partida, com o tipo de arma que você está levando e com a função que vai desempenhar nesse jogo.

3. Mochila
As mochilas servem para armazenar e transportar os equipamentos de Airsoft e demais suprimentos para a partida. Por isso, opte por mochilas grandes, espaçosas e que contenham muitos bolsos.

4. Máscaras e óculos de proteção
Mesmo que a munição das armas de Airsoft não sejam letais, deve-se proteger a região do rosto, principalmente os olhos, pois é uma área muito sensível e que pode se machucar apenas com a pressão dos projéteis.

Para os olhos, escolha óculos resistentes ao impacto e que cubram perfeitamente toda a região. Existem também opções que acoplam a proteção aos óculos de grau. Para o rosto, máscaras que protegem até a altura do nariz ou mesmo que são ligadas aos óculos são boas opções.

5. Roupas
Para prática do Airsoft, é recomendado que o jogador use calça e camisa de manga comprida e até mesmo casaco. O importante é que a vestimenta seja feita de material resistente, mas que não limite os movimentos.

Coletes e coldres (peça para guardar armas e acessórios que vai junto ao corpo) também são opções interessantes, pois, além de protegerem dos impactos, dispõem de muitos bolsos que podem ser úteis.

Alguns jogadores optam por roupas camufladas, para dificultar que o adversário os localize. No entanto, é preciso ter cuidado com roupas iguais às fardas oficiais de militares, pois isso configura crime. Além disso, observe o local em que ocorrerá a partida: por exemplo, se o cenário é a neve, uma roupa verde musgo não faz sentido quando o assunto é camuflagem.

6. Capacete
O capacete é peça obrigatória para proteger a cabeça, seja dos disparos, seja de alguma eventual queda. Então, não esqueça o seu!

7. Cotoveleiras e joelheiras
Eventualmente, você terá que se arrastar pelo chão ou escalar algum obstáculo. Por isso, esses acessórios são importantes para evitar arranhões e até lesões.

8. Botas
As botas são os melhores calçados para a prática do Airsoft, pois protegem os pés e tornozelos e ainda são resistentes e aderentes ao solo. É importante testar os sapatos antes da partida, para evitar qualquer desconforto.

9. Baterias e carregadores
Leve sempre com você baterias reservas para as suas armas e para os demais equipamentos de Airsoft, como radiotransmissor e GPS. Caso o local disponha de energia, coloque um carregador na mochila também!

10. Bússola
Dependendo de onde for a partida, a bússola pode ser uma aliada fiel, então, não deixe de ter uma sempre com você. Vai facilitar muito seu deslocamento.

11. Alimentação
Durante a disputa, o tempo para se alimentar e repor as energias é bem reduzido, mas também não é bom ficar sem comer. Uma alternativa é levar barras de cereais ou frutas nos bolsos e, durante alguma brecha, se alimentar.

Não esqueça de se manter hidratado: nunca se esqueça de levar um cantil ou uma garrafa com água e beba sempre que possível.

12. Kit de primeiros socorros
Mesmo com todos esses cuidados, é bom ter em mãos suprimentos como curativos, analgésicos, álcool, bandagem, algodão, loção para picadas, entre outros para alguma situação eventual.

Se está planejando uma partida, com essa checklist, você já sabe quais equipamentos de Airsoft não podem faltar para cumprir a missão com muita emoção e adrenalina!

E se você quer dicas de como escolher seu equipamento, leia nosso artigo sobre melhores marcas de Airsoft e tire suas dúvidas!

Fonte: Qgairsoft

Carregando...
Precisa de ajuda?